segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Revisionismo Nazi


Foi por mero acaso que me deparei com este documentário no YouTube. É sempre bom encontrar quem discorde das nossas opiniões e ainda melhor se desafiar tudo aquilo que damos por garantido. Este é um documentario assumidamente revisionista, mostrando a Segunda Guerra Mundial pelo lado de Adolf Hitler.

A ideia geral é de que a guerra não foi provocada por Hitler mas sim pelos aliados ocidentais e pela Rússia. Curiosamente a esmagadora maioria dos factos apresentados são reais e - ao contrário do que o título acusa - conhecidos e publicados pelos historiadores.

Adolf Hitler
É um facto que Hitler não pretendia uma guerra com o Reino Unido e a França. Considerava que o seu espaço vital se encontrava a leste, e substimou a ameaça quando decidiu invadir a Polónia. Também é verdade que o comportamento da diplomacia da Polónia no período entre guerras foi deplorável e valeu-lhe muitos poucos amigos. Que a tirania de Stalin não ficava abaixo da de nenhum outro ditador megalómana. 

Também a questão do tratado de Versailles é relevante e conhecida. As decisões dos vencedores da Primeira Guerra Mundial são o motivo número um para o início da Segunda Guerra Mundial. As indemnizações, os novos países criados artificialmente, os impérios desmembrados e, genericamente, a prepotência vingativa dos velhos impérios em relação aos derrotados levou a que fosse uma questão de tempo até que um nova guerra eclodisse.

O que este documentário se esquece de mencionar é o resto: o Holocausto, o tratamento dos prisioneiros russos, as limpezas étnicas, o racismo de estado do movimento Nacional Socialista.

De qualquer forma é relativamente interessante tentar perceber o que vai na cabeça dos revisionistas e quais são os seus argumentos. E aceitar que muitos são válidos mas, no final de contas, cometem o mesmíssimo erro que acusam os historiadores de cometerem. Esquecem-se de mencionar "o resto".



2 comentários:

  1. «O que este documentário se esquece de mencionar é o resto: o Holocausto, o tratamento dos prisioneiros russos, as limpezas étnicas, o racismo de estado do movimento Nacional Socialista.» - e se calhar um ou outro judeuzito, mas isso até foi higiénico, não é verdade?

    Enfim, um blog miserável, para vir uma vez e não voltar. E um ser humano deplorável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro I.B.

      Primeiro aconselho-o a acalmar-se. É complicado compreender algum conceito mais ou menos complexo quando se está num estado de excitação extremo.

      Diz-nos "se calhar um ou outro judeuzito, mas isso até foi higiénico, não é verdade?". Não sei onde foi buscar essa loucura. O primeiro e maior crime de Hitler foi certamente o Holocausto. Não foi por acaso que o coloquei em primeiro lugar nas graves omissões deste documentário. E os Judeus foram as maiores vítimas do Holocausto, embora outros grupos étnicos e sociais também tenham sido vítimas em larga escala, tais como os doentes mentais, os homosexuais e os comunistas.

      Agora tente ler com mais calma e vez se compreende o que está escrito. E não tente colocar na minha boca coisas que eu não disse.

      Os melhores cumprimentos,

      António

      Eliminar