segunda-feira, 25 de março de 2013

O Rei apoia Rui Moreira

Em Portugal os media procuram ser neutros e imparciais em relação aos candidatos e políticos. Na realidade nunca o poderão ser totalmente, mas é a tradição no nosso país que tentem fazê-lo. Noutros países, como os EUA, as coisas funcionam de forma diferente e cada meio de comunicação social apresenta em editorial a sua preferência para cada eleição. Seguindo esse formato anglo-saxónico, aqui declaro formalmente o apoio do blog O Rei Vai Vestido à eleição de Rui Moreira para a Câmara Municipal do Porto.

Antes de mais, penso que é importante referir que ninguém ligado a este blog tem qualquer relação pessoal, profissional ou política com Rui Moreira[1] ou qualquer um dos outros candidatos à Câmara Municipal do Porto.


Grande parte dos portuenses conhece Rui Moreira enquanto comentador do programa da RTP Trio D'Ataque[2]. Sendo Moreira apoiante ferrenho e conhecido do Futebol Clube do Porto, gostaria de acreditar que essa fama seria totalmente indiferente para a eleição municipal, mas acho que não consigo ser tão ingénuo. Não digo que serão muitos os eleitores que colocarão o seu voto neste homem pelo seu apoio à equipa de futebol, mas provavelmente muitos terão mais interesse no que tem para dizer e uma certa simpatia por ele que é crucial para se ganhar eleições. Na realidade, os portuenses há muito que deram uma lição de democracia ao país quando votaram em Rui Rio, contra a vontade expressa de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente "vitalício" do Futebol Clube do Porto. Esta demonstração de independência da política em relação ao futebol foi muito positiva para a cidade (embora este dossier tenha sido mal gerido) e acabou com o mito que reduzia o valor da cidade ao do seu principal clube. Acredito por isso que a notoriedade de Rui Moreira enquanto comentador desportivo lhe será benéfica, mas não decisiva.

Mas, naturalmente, Rui Moreira é muito mais do que um comentador de futebol e certamente não será pelas suas preferências futebolísticas que O Rei Vai Vestido lhe dá o seu apoio. A sua coluna de opinião, no Jornal de Notícias[3] dá-nos uma ideia melhor do quem é e do que pretende para o país. O seu livro, "Ultimato, o Antes e Depois do 15 de Setembro", uma análise ao país actual e à reacção à manifestação de 15 de Setembro de 2012 mostra-nos ainda mais claramente o que Rui Moreira é e o que pretende do país. 

Rui Moreira é um homem que dá valor à economia, é um homem que vem da indústria e do comércio, que conhece e vive o Porto. E acredito que é isso mesmo que o Porto precisa neste momento. Os dois últimos presidentes da câmara do Porto deixaram marcas profundas na cidade. Nuno Cardoso[4] e Rui Rio[5]. O primeiro procedeu a uma recuperação da cidade que, embora tenha custado muito em termos de qualidade de vida aos portuenses durante a sua construção, deixou a cidade mais organizada, mais limpa e mais bonita para que vive e quem visita a cidade. Infelizmente para a história o nome de Nuno Cardoso ficará provavelmente mais associado aos problemas legais em que esteve envolvido e às relações obscuras com o maior clube da cidade do que pela grandiosa obra de recuperação que poucos conseguiriam imitar. Rui Rio, por seu lado, trouxe um estilo diferente à cidade. Afastou-se do F.C.Porto de forma violenta (dossier que em vários momentos geriu demasiado mal criando inimigos onde deveria ter aliados), finalizou as obras ainda em curso, organizou as contas e pagamentos e trouxe alguns eventos para a cidade, tais como o Red Bull Air Race (de que falei aqui noutra ocasião) e a F1 de carros clássicos. Não conseguiu no entanto evitar uma série de confusões legais feitas pelo seu antecessor e com uns inacreditáveis processos à volta do "F.D.P."[6]...

O Porto conseguiu por isso hoje ter uma cidade muitíssimo mais organizada do que tinha há duas décadas, com um excelente aeroporto (tecnicamente fica em matosinhos mas isso são detalhes para quem mora na região)[7], um porto de Leixões funcional e lucrativo[8], recuperada e com alguns eventos que lhe permitem ir trabalhando a sua projecção internacional. O que falta então? O que está errado na nossa cidade?

Na minha opinião, o Porto perdeu nas últimas décadas aquilo que foi nos últimos séculos a sua maior força. A burguesia, o comércio e a indústria. O problema do Porto não é um exclusivo seu, todo o país sofre dos mesmos males. Mas nem todas as regiões sofrem por igual e nem todas foram geridas da mesma forma. Ainda me lembro de um Porto de trabalho. Onde eram criados e geridos grandes bancos, como o BPA e o BCP. Rodeado de indústrias nas cidades que constituem a sua zona metropolitana. Onde as empresas viviam para exportar e suportar o trabalho de outras. Nesses tempos, e noutros antes sequer de eu nascer, o Porto crescia em importância, na sua classe média, nos seus empresários, nos seus trabalhadores. Quando o trânsito era caótico, o Metro ainda não tinha sido inventado, a cidade era mais feia e o resto do país temia essa cidade escura e sombria, a taxa de desemprego era muito mais baixa e a economia crescia. Em muitos sentidos a cidade deu um salto brilhante no futuro. Mas não há qualidade de vida que sobreviva ao desemprego e à falta de investimento. Uma cidade pode ser linda, com belos campos e passeios, uma qualidade do ar e das águas formidáveis, mas se não tiver empregos não servirá de muito. É este o verdadeiro motivo de querer ver Rui Moreira à frente dos destinos do Porto. Não por ódio aos políticos de carreira ou por considerar que os outros não têm quaisquer qualidades. Também não é por considerar Rui Moreira perfeito. Certamente não será, como ninguém o é. Mas é a pessoa certa para ajudar o Porto a concentrar-se novamente naquilo que um dia foi a sua maior força: o trabalho. No respeito e na criação de condições favoráveis para quem investe e para quem trabalha, desde o electricista até às grandes fábricas de automóveis. Desde os que apostam as suas poupanças a criar uma tabacaria de esquina até aos que pretendem comprar a concessão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O Porto precisa urgentemente de se concentrar na sua produção, nas suas exportações, no seu trabalho. Acredito que Rui Moreira é o homem certo para o liderar.

Sem comentários:

Enviar um comentário