segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Wings of the Luftwaffe - Fw 190

Focke-Wulf Fw 190 Würger
O estilo e conteúdo dos documentários tem mudado muito nas últimas décadas. As tecnologias digitais que primeiro apareceram nos filmes foram-se banalizando e os custos envolvidos reduziram-se a um ponto que permitiu que fossem utilizados nos documentários, tipicamente muito mais limitados em termos de orçamento. As imagens tornaram-se mais espectaculares, com imagens muito realistas de batalhas e dos seus intervenientes, dos edifícios históricos e tudo o mais que durante tantos anos preencheu a nossa imaginação quando líamos os livros de história.

No entanto, os documentários já existiam muito antes destas tecnologias estarem disponíveis. A segunda guerra mundial, em particular, beneficiando de ter acontecido quando o cinema já tinha entrado numa fase madura, prencheu milhares de horas de documentários utilizando as imagens filmadas por todos os intervenientes. Estes programas são em muitos sentidos mais realistas do que os mais actuais, já que não tinham outra opção senão o uso de filmagens reais. Por outro lado, nessa época (anos 80 e 90) muitos intervenientes da segunda guerra mundial estavam ainda vivos e conseguiram contribuir para os documentários com entrevistas.

Foi por coincidência que me cruzei com este documentário do Discovery Channel, do início dos anos 90, quando procurava informação sobre o Focke-Wulf Fw 190[1], um avião alemão da 2GM que por algum motivo ficou para história escondido na sombra do Messerschmitt Bf 109[2]. É verdade que o Bf 109 sobreviveu à guerra, tendo sido utilizado ainda durante umas décadas na Força Aérea Espanhola enquanto o Fw 190 acabou junto com o regime nazi que o criou. Também em números produzidos, o Bf 109 ganha. Mas o facto é no final da guerra toda a produção estava concentrado no Focke Wulf e era, regra geral, o caça de eleições dos pilotos alemães embora alguns dos maiores ases se tivessem mantido fieis ao Messerschmitt[3].

Felizmente para todos nós cujo estudo amador da história é um prazer assumido, a colecção completa do programa Wings of the Luftwaffe[4] está disponível no You Tube. Deixo aqui o programa sobre o Fw 190, num documentário sem imagens digitais, apenas historiadores, testemunhos reais e imagens da época.



Sem comentários:

Enviar um comentário