sexta-feira, 13 de julho de 2012

Síndrome do "Bom Aluno"

Francisco Louçã - Bloco de Esquerda
Considero a relação entre pais e filhos como a mais pura de todas as relações. Um dos muitos pormenores em que isso vem ao de cima, é o facto dos pais procurarem que os seus filhos os ultrapassem em tudo. Naturalmente essa relação é especialmente forte na infância, quer pela dependência emocional, física e financeiro das crianças aos pais como também pelo tempo que passam juntos e a forma completa como se conhecem. Não é sequer um exclusivo do ser humano, sendo comuns imagens dessa mesma relação especial entre muitos outros animais selvagens e domésticos, o que me leva a crer na pureza e instinto primário dessa ligação afectiva.

Acredito por isso que o que os progenitores dizem aos filhos, embora não seja necessariamente sempre verdade, é com o objectivo claro de os tornar melhores, mais saudáveis, mais fortes e mais capazes de enfrentar os desafios que terão pela frente. Obrigamos-nos a comportarmos-nos como pessoas melhores do que alguma vez fomos com o nítido propósito de criar um exemplo aos nossos filhos que estes possam seguir.

Eu não conheço nenhum pai que diga aos filhos para não serem bons alunos. Que não fique minimamente orgulhoso quando tira boas notas. Que não fique triste ou desapontado quando os resultados não são os esperados. Ser "bom aluno" significa seguir o conselhos daqueles que são as autoridades naquele ambiente específico, que é a escola. Mesmo quando todos nós sabemos que nem todos os professores são bons, nem a autoridade tem sempre razão. Mas no entanto, e mesmo tendo isso em conta, ensinamos os nossos filhos a respeitar e seguir o caminho que os professores indicam (com raríssimas excepções). Umas poucas vezes esse caminho estará errado, mas na esmagadora maioria dos casos estará necessariamente certo.

Desconheço ainda a existência de algum país no mundo onde a frase "bom aluno" tenha ganho um teor pejorativo como em Portugal. E não consigo compreender como tanta gente conseguiu tornar aquilo que devia ser um objectivo de todos nós - sermos bons alunos, bons empregados, bons patrões -  num motivo de achincalhamento. Cada vez que algum governo faz aquilo que é esperado dele pelas instâncias internacionais que neste momento nos mantêm vivos, vários actores políticos (Francisco Louçã do Bloco Esquerda será talvez o mais mediático deles) aparecem imediatamente com a conversa dos "bons alunos" como se isso fechasse definitivamente o assunto[1].

A teoria por detrás dessa deturpação é a de que estamos a atirar-nos da ponte porque alguém nos mandou e nós resolvemos obedecer. Mas a verdade é que quem está a aconselhar Portual, não sendo propriamente a mãe e o pai que nos trouxeram ao mundo, são instituições especializadas precisamente em resolver desastres financeiros como aquele e que nos metemos e países que tendo sofrido os impactos da mesma crise financeira internacional que nós, tinham estruturas mais sólidas e reagiram aparentemente melhor do que nós. Por outro lado, é claro para todos que uma queda descontrolada de Portugal (ou qualquer outro país médio ou grande da zona Euro) criaria ondes de choque enormes em todos os países europeus dada a enorme integração entre estes. A mesma moeda, transacções massivas de bens, serviços e valores, migrações descontroladas e dívidas descomunais cruzadas. Não têm por isso interesse nenhum em que a situação corra mal.

Pelo outro lado, os advogados do "anti bom aluno" não chegam nunca a explicar o que pretendem. Querem que Portugal seja o miúdo rebelde da Europa? Que estrague as aulas a todos os outros que querem estar atentos? Que lhes roube o lanche enquanto estão distraídos? Que bata nos colegas que não se conseguem defender? O que pretendem eles?

Francisco Louçã em comício do Syriza
Portugal - e em especial o estado Português - contraiu dívidas assombrosas deixando-nos contas para pagar durante várias gerações. Isto não foi feito por um ditador militar ou um estado fundamentalista religioso. Foi feito com o nosso aval, por vários governos democraticamente eleitos e que tinham toda a legitimidade para o fazer. Podíamos deixar de pagar. De um ponto de vista académico seria sem dúvida interessante ver um dos países mais globalizados do mundo[2], onde uma parte significativa do que produzimos é exportada e muito do que consumismo é importado, entrar num processo de "albanizaçao". Mas só de um ponto de vista académico, porque para os que cá ficassem para travar essa batalha os tempos seriam provavelmente mais duros do que há memória em Portugal. Tal como o rebelde briguento que cada um de nós teve na sua sala da escola primária, este lógica de ataque à autoridade centra-se no primeiro movimento - sempre espectacular, espalhafatoso e alvo de grande admiração pelos restantes maus alunos - mas nunca nas suas consequências. Mas talvez Louçã não seja o aluno briguento mas o quase-rebelde que o aplaude. Afinal de contas vimos o coordenador do Bloco de Esquerda[3] ao lado de Tsipras (do Syriza) apelando aos gregos para darem esse salto no escuro de cancelarem o acordo de financiamento externo que os sustenta actualmente.

Falam-nos de sair do Euro, e falam até de desvalorizar a nova moeda - presumivelmente o Escudo - mas não dizem a quem os ouve que todos os bens importados vão aumentar imediatamente de preço na mesma exacta proporção. A médio prazo ainda mais do que isso porque as poupanças tendem a fugir da moeda fraca, tornando-a ainda mais... fraca. Uma profecia auto realizável como tantas outras no mundo das finanças. Isso significa que as poupanças vão valer menos. Que a gasolina vai custar mais. A comida segue o mesmo caminho. Todas as matérias primas, máquinas, computadores e tudo o que conseguirmos imaginar que não seja produzido em Portugal custará muito mais. Quem beneficiará serão as empresas exportadoras claro, cujo custos baixam imediatamente e conseguirão ser mais competitivos. Nas exportações e nas indústrias que subsitituriam importações, provavelmente as contratações comecariam assim que o país estabilizasse minimamente. Mas falta uma coisa: a tal dívida colossal. Todas essas dívidas são em Euros e não conheço nenhum mecanismo legal que nos permtisse mudá-las para o Escudo. Assim, à medida que o Escudo for desvalorizando, a nossa dívida vai ficando cada vez mais difícil de pagar. Mas o aluno com tiques de ovelha negra não sofre muito com estas questões. Ele só quer ter o seu momento de aplauso no palco e os seus minutos de fama. O resultado disso não é uma preocupação real.

Ou seja, eu não compreendo esse complexo de "bom aluno". E acho que extremo mau gosto que o utilizem. Ao menos poderiam colocar uma bola vermelha no canto quando isso for dito para podermos tirar as crianças da sala ou mudar de canal. Não vão elas crescer a achar que é bom ser mau aluno...




Sem comentários:

Enviar um comentário