sábado, 2 de junho de 2012

Dennis Kucinich - Patriot Act

Dennis Kucinich - Partido Democrata
Europeus e americanos parecem por vezes vir de planetas diferentes. O que um conservador europeu pensa, muitas vezes encontra-se à esquerda do que um liberal americano defende. E o que a esquerda europeia diz, é aos olhos dos americanos um crime de traição e a procura da implementação de um estado soviético.

Em 2008, o partido Democrático americano iniciava as suas eleições primárias que levariam à escolha do seu candidato presidencial. À medida que foi avançando, os candidados cairam até ficarem apenas dois: Hillary Clinton e Barack Obama. O final desta história é conhecido por todos, dando a vitória a Obama que depois de se tornar presidente dos EUA chama a senhora Clinton para a pasta dos negócios estrangeiros.

Este video que aqui vos trago hoje, é de um dos primeiro debates das primárias, com todos os 8 candidatos ainda na corrida (entre eles Joe Biden, que seria depois escolhido por Obama para Vice Presidente e do qual falei aqui recentemente). Concentra-se nas perguntas e respostas feitas a um único dos candidatos, Dennis Kucinich, personagem desconhida na europa, mas que em tudo parece europeia. As suas propostas são um decalque do que é uma social democracia europeia: saúde e educação universal, política de imigração que não vá contra os imigrantes, legalização dos imigrantes ilegais, sindicatos com força, etc. Não achei possível ouvir um político americano falar desta forma.

Mas o motivo porque escolhi este video, foi para relembrar algo que ainda está activo, que continua a causar vítimas, mas que está esquecido e que é um ataque aos direitos do homem, o Patriot Act de Outubro de 2001[1] criado no fervor vingativo pós 11 de Setembro.

Wolf Blitz da CNN, que conduz o debate, pergunta:

I believe you were the only person on this stage that had the
chance to vote against the Patriot Act.

E a resposta imediata de Kucinich:

That's because I read it!

Esta legislação foi extendida em 2011 por Obama por mais 4 anos, o que significa que deve ser tida em consideração ainda hoje, mais de uma década depois do 11 de Setembro de 2001. Através desta lei, o estado americano permite-se a detenções por tempo indefinidas (semelhantes à detenção administrativa usada por Israel), entrada e pesquisa em domicílios e estabelicimentos comerciais sem o conhecimento dos seus proprietários e utilização de escutas de telefone, email e contas bancárias sem uma autorização judicial. Vários tribunais federais consideraram várias das actuações feitas ao abrigo desta lei como inconstitucionais, mas a verdade é que esta se mantém vigente.


Sem comentários:

Enviar um comentário