segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Futuro de Carvalho da Silva

(Resposta ao artigo de opinião de Daniel Oliveira no Expresso Online em 2012-01-30)

Caro Daniel Oliveira

Eu sinceramente tenho muito menos elogios para fazer a Carvalho da Silva. O maior deles é que em portugal os sindicalistas (com ele à cabeça) souberam sempre distinguir uma manifestação de um tumulto.

Em muitos países europeus, 100.000 grevistas na rua significa milhões de euros em prejuízos directos por destruição de carros, lojas, casas, etc. Em Portugal isso não acontece, e isso vale muito para o país e contribui para uma imagem de povo trabalhador e honesto que mesmo quando discorda das decisões dos governos, não apela à violência. Concedo-lhe isso e considero uma qualidade importantíssima e rara na europa sindical.

Sobre o futuro de Carvalho da Silva, o que eu gostaria mesmo é que ele utilizasse todos os seus conhecimentos e experiência e abrisse um negócio grande e de trabalho intensivo. Que desse a sua contribuição na criação de emprego, nas exportações, na produção de qualidade enquanto simultâneamente mantinha os seus funcionários bem pagos, com contratos efectivos e devidamente motivados.

Durante tantos anos ouvimo-lo a descrever o que deveriam ser os patrões, o que deveriam fazer as empresas e como deveriam ser tratados os trabalhadores. Se conseguir fazê-lo com sucesso, criando milhares de postos de trabalho, crescendo, exportando, pagando a totalidade dos seus impostos sem subterfúgios legais, estará a dar uma grande lição a todo o país que certamente lhe seguirá as pisadas.

Não estou a ser irónico. Acredito que o capitalismo liberal aliado à democracia é melhor sistema que existiu, mas tem enormes falhas. Estou totalmente aberto e atento a novas experiências empresariais e governamentais que consigam melhorar estes sistema ou substituí-lo por um novo. Para já ainda não vi nenhum.

Tenho sérias dúvidas sobre se uma empresa gerida da forma que Carvalho da Silva defende teria resultado. Ele tem agora a oportunidade de fazer desaparecer todas essas dúvidas.

Os melhores cumprimentos,

António




Para ver o artigo original de Daniel Oliveira:
http://clix.expresso.pt/o-que-podemos-esperar-de-carvalho-da-silva=f701960

2 comentários: